Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

sexta-feira, março 29, 2013

O Bacalhau e o Vinho!!! Por: Evelyn Fligeri



Já que estamos na sexta-feira santa, decidi escrever sobre uma harmonização que costuma ser o carro-chefe do almoço de Páscoa: o Bacalhau.

Como diria o Saul Galvão "o bacalhau é exigente e controverso", por isso defendo que ele deve ser preparado de modo bem simples, a fim de ressaltar o seu sabor tão especial e peculiar. Acredito que aquele preparado apenas com um bom azeite, pequenas batatas e cebolas seja sempre o ideal... Quase um confit de bacalhau...

Todos sabemos o quanto bacalhau é bom, mas na hora de harmonizar, todo cuidado é pouco. O bacalhau é daqueles pratos que, dependendo do vinho, criam aquele gosto de metal na boca...

O vinho que já degustei com esse prato e, que em minha opinião ficou perfeito, foi um vinho branco espanhol, da região de Rioja, o Conde de Valdemar.

Tive a oportunidade de experimentar esta harmonização no curso de formação de sommelier, com o professor Clóvis (membro da Confraria do Amarante, a qual Saul Galvão também pertencia!) e posso afirmar que ficou perfeito! Este vinho, elaborado 100% com a uva Viura é seco e bastante complexo, com marcante presença de madeira e algumas notas de mostarda. Equilibra com o bacalhau, sem metalizar. Bem geladinho, fica uma delícia!

Aproveita, ainda dá tempo de comprar!


Evelyn Fligeri tem o blog: http://www.tacaserolhas.blogspot.com.br/

2 comentários:

José Roberto Pinto Jr disse...

Desculpe, mas o verdadeiro português come o bacalhau acompanhado de um Marques de Borba, tinto!

Beto Duarte disse...

Está desculpado!!! rsrsrsrs
Harmonização é assim mesmo, os paladares são diferentes, mas sempre existe um par que agrada mais. Muitas vezes por tradição escolhemos o par errado. Mas vale o paladar em primeiro lugar, ou a tradição se a pessoa preferir.
Abraços
Beto

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis