Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

sexta-feira, maio 03, 2013

Camarão com Tinto. É a harmonização de Evelyn Fligeri



Não escrevi a coluna da semana passada, pois estava na correria dos eventos aqui em SP. Mas hoje já estamos de volta.
Já que nesse espaço nós costumamos falar de harmonizações, decidi falar sobre uma harmonização que eu DUVIDEI que daria certo e, para a minha deliciosa surpresa foi uma das melhores da minha vida.

Caminhando pelos corredores da Expovinis, chegamos a um stand francês que, além de divulgar seus rótulos, preparava finger food para harmonizar com os rótulos trazidos. Dentre esses petiscos, o que mais me chamou a atenção foi um camarão refogado com alho poró e alcaçuz.
Em um primeiro momento, quando se falou em camarão e alho poró, pensei em um vinho branco para acompanhamento. Um branco leve, fresco, bem geladinho.  Mas, segundo a proposta do chef, o escolhido seria um vinho tinto do Languedoc, elaborado majoritariamente com a casta Carignan.
Confesso que estranhei, mas lá estava eu, preparada para mais uma descoberta deliciosa.
Depois de refogar o camarão, o chef adicionou raspas de alcaçuz sobre o crustáceo e nos serviu. Abocanhei o camarão e, na sequência virei um gole de vinho.
Alguém aqui já viu o desenho Ratatouille

Tem uma passagem em que Remy, o ratinho cozinheiro, fala sobre misturar sabores e diz que quando esses são perfeitos, essas sensações explodem pela boca.
Foi isso que senti, uma explosão de sabores e aromas... As notas de frutas vermelhas do vinho cresceram enormemente na boca, além disso, o sabor do camarão foi enriquecido de tal forma que um novo sabor se formou ali...  Foi uma das harmonizações mais incríveis que pude experimentar! Realmente surpreendente! Vale fazer a experiência em casa! 


Evelyn Fligeri escreve no blog: http://www.tacaserolhas.blogspot.com.br/



0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis