Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

sexta-feira, maio 17, 2013

Harmonizando Pizza de Calabresa... Por Evelyn Fligeri




Nasci e vivo na segunda cidade que mais consome pizza no mundo – São Paulo. Além disso, sou descendente de italianos.  Não podia dar outra: Amo Pizza!
Preciso comer um pedacinho de pizza pelo menos uma vez na semana, caso contrário, fico triste e sinto falta daquele pedaço de massa repleto de recheio. Gosto tanto de pizzas que nem tenho um sabor preferido, todos me encantam. Confesso também que não me preocupo com a harmonização da pizza com vinho, justamente porque com a variedade de sabores, às vezes fica impossível pensar em um vinho que contemple tanta diversidade de ingredientes.
Por isso acho que a informalidade, nesses casos, deve reinar! Curta a pizza, o vinho, os amigos e aprecie sem pretensões.
 Se ainda assim você preferir alguma indicação, vamos para uma recordista da preferência nacional: Pizza de calabresa.
Mas antes de pensarmos na harmonização é necessário alguns cuidados: Pizza de calabresa  muito apimentada é bom evitar, pois a pimenta pode atrapalhar as papilas gustativas, aniquilando o vinho.
Outro cuidado é com os vinhos do novo mundo, que apresentam uma bomba de frutas compotadas; o açúcar do final de boca pode sabotar a harmonização.
Além disso, esteja atento à azeitona que pode pôr tudo a perder com seu sabor altamente salgado.
Passado essas observações, penso que pizzas de embutidos, em geral, pedem vinho com bastante corpo e boa presença de taninos. Um Chianti pode ser uma boa opção. Um Cabernet Sauvignon também pode dar conta do recado. Na verdade acho que você não terá uma harmonização incrível, mas sim um bom equilíbrio na boca.
Ainda quero testar dois vinhos com pizza de calabresa: Um Pinot Noir da Borgonha e um Tannat. O que será que vai acontecer?
Se você já fez a experiência, não deixe de nos contar.

Evelyn Fligeri tem o blog: http://www.tacaserolhas.blogspot.com.br/


0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis