Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

quinta-feira, junho 13, 2013

Anchor Brewing, uma das melhores e mais tradicionais cervejarias norte-americanas - Por Alessandro Pinesso*




A Anchor Brewing foi fundada por Gottlieb Brekle, imigrante alemão que se mudou para a aprazível San Francisco, em 1849, atraído pela Corrida do Ouro. Mais tarde, em 1871, ele comprou um saloon e o transformou em cervejaria. Vinte e cinco anos depois, em 1896, o estabelecimento foi adquirido por um outro mestre-cervejeiro alemão, Ernst Baruth e seu genro, Otto Schinkel Jr. Os dois decidiram batizar o local como Anchor Brewing, talvez como uma homenagem ao cada vez mais movimentado porto da cidade.

A cervejaria passou por diversos sócios, teve vários endereços e muitas idas e vindas, como o terremoto que devastou a cidade em 1906 e o atropelamento do fundador Otto Schinkel em 1907. Depois, fechou as portas devido à Lei Seca de 1920, reabriu em 1933, mudou de dono e de endereço algumas vezes até que, no início dos anos 1970, a produção ganhou fôlego. Hoje, a cervejaria é vista como uma das pioneiras do movimento de cervejeiros artesanais daquele país (o Craft Beer Movement).

Nos EUA, as grandes companhias detêm cerca de 95% do mercado, mas as artesanais empregam cinco vezes mais pessoas e somam mais de 2.400 cervejarias. Este sucesso extrapolou as fronteiras ianques e conta com admiradores em todos os cantos do planeta. Os rótulos artesanais made in USA costumam ser bastante intensos em termos de aroma e sabor. Isso se deve talvez à extravagância inata dos gringos e, com toda a certeza, às características dos lúpulos norte-americanos, mais aromáticos e condimentados que os congêneres europeus.

A Anchor Brewing não foge à regra, mas apresenta maior equilíbrio e finesse que a maioria de suas conterrâneas. Produz cerca de onze rótulos, entre regulares e sazonais. Nem todos são importados para o Brasil, mas não é difícil encontra-los em alguns supermercados e boas casas do ramo, com preços entre R$ 14,00 e R$ 22,00 a garrafa de 355 ml

Até agora, tive a oportunidade de degustar quatro deles, que descreverei abaixo.





Brekle’s Brown
Estilo: Brown ale
6% de álcool

Receita criada pelo fundador da Anchor, Gottlieb Brekle. Marrom escura, com boa espuma bege, aromas de banana, uva passa, tostado e leve álcool. Na boca, malte tostado, caramelo, frutas secas e leve acidez. Equilibrada, com amargor na medida certa. Bem diferente da maioria das cervejas escuras encontradas no mercado.



2012 Christmas Beer
Estilo: Winter Warmer
5,9%  de álcool

Desde 1975, todos os anos a cervejaria lança uma edição especial de Natal, sempre com um rótulo diferente e fórmula mantida em segredo. De coloração marrom escura, com boa espuma bege, tem aroma intenso, fresco como a mata depois da chuva, onde o lúpulo se destaca, com toque de pinho. O sabor é complexo, uma mistura muito interessante de mel, floral e resinoso do lúpulo, com toques de licor, vinho do porto, ameixa e especiarias.



Steam Beer
Estilo: Steam Beer
4,9% de álcool

A primeira brassagem data de 1896, a versão atual foi finalizada em 1971. Como não havia refrigeração disponível, a cerveja era fermentada em tanques abertos e o ar fresco da noite, em contato com o líquido, produzia vapor (“steam”, em inglês). De cor âmbar, produz espuma abundante, com aroma de caramelo e lúpulo. Uma cerveja de sabor frutado, com amargor suave e final seco.




Liberty Ale
Estilo: American Pale Ale

5,9% de álcool
Uma cerveja marcante, clássica representante do estilo American Pale Ale, traz maltes suaves e a presença inconfundível do lúpulo Cascade, intensificada pela técnica do dry hopping, que é a adição de lúpulos frescos durante a maturação. De coloração alaranjada, apresenta aromas de maracujá, grama molhada, cítrico e herbal. Na boca, mescla a doçura dos maltes com o amargor e cítrico do lúpulo.


Para saber mais, visite o site da empresa (em inglês): http://www.anchorbrewing.com/


*Alessandro Pinesso é sommelier de cervejas formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Association de la Sommellerie Internacionale e Mestre em Estilos Cervejeiros pelo Instituto da Cerveja Brasil, associado ao Brewers Association dos EUA.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis