Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

terça-feira, junho 04, 2013

Tudo sobre as regiões francesas - Jura - Parte 10 - AOC l'Étoile




A AOC L’Étoile cobre 60 hectares, principalmente em torno da comuna de  L’Étoile, e uma parte das comunas de Plainoiseau, Quintigny, Saint-Didier e Ruffey-sur-Seille. 
O belo nome da comuna e da AOC teria 2 motivos: os 5 montes que cercam a vila como se fosse uma estrela, e os es 5 monts qui l’entourent comme les branches d’une étoile, e o solo, com fósseis de estrelas do mar muito comuns nos solos de marga, argila e calcáreo.
O clima é semi-continental, no caso da AOC com um microclima que protege os vinhedos das tempestades da primavera e do verão.
A variedade principal, que ocupa 90% do território, é a Chardonnay, chamada na região de Gamay Blanc.
Em vários cortes é acompanhado da Savagnin e em menor proporção pela Poulsard, principalmente para a elaboração dos Vins de Paille. 
Os vinhedos de L’Étoile produz 2 680 hectolitros de vinho por ano,  somente de vinhos Brancos secos, Jaunes (com a Savagnin), de Paille ou ainda os Mousseux com segunda fermentação em garrafa, aí com o nome AOC L'Etoile Mousseux.
A AOC L’Étoile oferece vinhos muito interessantes, finos e elegantes, entre os melhores do Jura.
Os Brancos secos são suaves na boca e com pouca acidez.
No nariz são bastante aromáticos com notas de pedra de isqueiro, nozes e avelãs.
Os Vins Jaunes apresentam notas de mel e de marmelo e os Vins de Paille, são bem característicos no terroir de L'Etoile com aromas de frutas exóticas, figo e geleia de abricó.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis