Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

sexta-feira, maio 02, 2014

Ministério da Agricultura divulga lista de vinícolas investigadas por uso de antibiótico Netamicina. Teria sido usada como conservante.


Por meio da fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada no final do ano passado, foi encontrada uma substância proibida na produção de vinho, a natamicina, em amostras de 13 indústrias produtoras de vinho do Rio Grande do Sul.

No total, foram recolhidas amostras de 53 empresas produtoras de vinho e analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Estado (Lanagro-RS). Em abril foram colhidas novas amostras, mas o laboratório responsável ainda não concluiu as análises.

Após o recebimento do laudo com os resultados, as empresas envolvidas foram novamente visitadas pela fiscalização, ocasião em que foi lavrado auto de infração, apreensão dos lotes com resultado positivo e novas colheitas de amostras de lotes ou bebidas que não tinham sido amostrados inicialmente. As empresas envolvidas foram intimadas a recolher do mercado os lotes com resultado positivo.

O prazo para apresentação da defesa pelas empresas já foi aberto e o processo será julgado em primeira instância. A partir do julgamento, as indústrias poderão recorrer, levando o processo à segunda instância. Após o encerramento do procedimento administrativo, cópias dos processos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado do Rio Grande Sul. Ainda não há data para o julgamento.

Confira a lista:

Vinícola Gilioli Ltda.

Vinícola Casa Motter Ltda

Indústria e Comércio de Bebidas Del Colono Ltda

Indústria Vinícola São Luiz Ltda

VT Vinhos Ltda

Vinhos Bampi Ltda

Cooperativa Vitivinícola Forqueta

Cooperativa Vitivinícola Victor Emanuel Ltda

Santini Indústria Vinícola Ltda

Vinícola Capelletti Ltda

I. A. Sandi

Adega Silvestre Ltda

Indústria e comércio de bebidas CMS Ltda:



0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis