Noticias, Entrevistas, Informações, Opinião
Tudo sobre o mundo do vinho!

sábado, janeiro 02, 2016

Aquecimento global??? Alsácia pode não produzir o Vin de Glace este ano.




A temperatura amena dos meses de novembro e dezembro de 2015, deram um claro sinal de que pode não ter os maravilhosos vinhos doces : vin de glace (vinho do gelo) este ano na Alsácia.
O vin de glace é um vinho elaborado com uvas que congelam naturalmente no pé, a temperaturas que variam entre -7 e -8 graus Celsius.
Como a água das uvas está congelada, o suco fica extremamente concentrado e podendo se transformar em vinhos doces excepcionais.



O vinho do gelo da Alsácia, é elaborado tradicionalmente com a Gewurztraminer (também se faz com a riesling), que é mais doce e resiste a esse congelamento brutal e também quando transformada em vinho, é a que reúne condições mais favoráveis para um longo envelhecimento em garrafa.
O Vin de Glace alsaciano, é uma raridade (cara) produzida por cerca de 10 produtores e muitas vezes é chamado também pelo nome: vin de neige (vinho da neve) e não possuem nenhum rótulo especial, ao contrário do que acontece com os vinhos de uvas congeladas do Canadá (Icewine), da Alemanha (Eiswein), ou Áustria.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis